Sobre o MOC
O MOC é considerado uma referência em oncologia e foi desenvolvido com o intuito de ser uma ferramenta utilizada no verdadeiro “campo de batalha” do oncologista e do hematologista.
O MOC foi idealizado pelos renomados Drs. Antonio Carlos Buzaid e Fernando Cotait Maluf e atualmente conta também com a participação dos Drs. Caio Max S. Rocha Lima e Carlos H. Barrios, dois importantes nomes na oncologia brasileira e internacional.
O MOC é considerado uma referência em oncologia e foi desenvolvido com o intuito de ser uma ferramenta utilizada no verdadeiro “campo de batalha” do oncologista e do hematologista.
Hoje, o manual conta com diversos recursos impressos e digitais com o objetivo de difundir o conhecimento da oncologia, trazendo para a comunidade os resultados dos mais recentes e relevantes estudos clínicos sobre os diversos tipos de câncer, em um formato conciso, rápido e extremamente atualizado.
O manual impresso foi lançado em 2002, a princípio, como um único volume atualizado anualmente. Com o sucesso desse produto advindo das magníficas credenciais dos médicos colaboradores que o redigem, o projeto cresceu e, a partir de 2013, o Manual de Oncologia Clínica se dividiu em diversos livros. Saiba mais sobre cada um dos títulos da Família MOC.
Além da versão impressa, os manuais também estão disponíveis em versão digital. Os capítulos dos livros estão disponíveis na íntegra no site do MOC.
No site, os leitores também encontram ferramentas adicionais como o Canal MOC, que é atualizado ao longo da semana com as novidades da oncologia, e as Fórmulas Médicas, que são calculadoras e ferramentas que facilitam o dia a dia do médico.
Cadastre-se para ter acesso a todos os recursos e novidades do site
Sinópse
É o principal produto da família MOC. Abrange os principais temas relativos à oncologia de forma clara e atualizada, com ênfase nos tumores sólidos. Para cada situação clínica existe uma recomendação de tratamento, seguida por notas que a justificam. Além disso, os autores dos capítulos dão suas dicas práticas para o manejo dos pacientes, e as referências bibliográficas mais importantes e atualizadas são escolhidas para dar respaldo às informações científicas.
Sinópse
O MOC-Hemato aborda as enfermidades hematológicas malignas (leucemias, mieloma e linfomas), os transplante de células-tronco hematopoiéticas e algumas doenças não malignas.
Ele tem como objetivo proporcionar informações práticas no tratamento das principais doenças hematológicas e inclui os trabalhos apresentados nos Congressos Europeu (EHA) e Americano (ASH) que afetam a prática clínica.
Sinópse
O MOC-Drogas descreve os principais agentes antineoplásicos, com informações sobre diluição/administração, ajustes de dose para as funções hepática e renal e as principais interações medicamento-medicamento de relevância clínica.
Sinópse
O MOC-Tumores Raros engloba todas as histórias raras que não sabemos exatamente o que fazer. Ele mantém o mesmo formato dos outros manuais da família MOC com uma recomendação e uma nota que justifica a recomendação.
Sinópse
É manual voltado para o residente, de conteúdo inovador e enfoque nos diagnósticos diferenciais, abordagens diagnósticas e tratamento das situações clínicas mais frequentes na Oncologia.
Sinópse
O MOC-Enfermagem concentra temas de relevância para o profissional enfermeiro que atua em serviços de oncologia, em especial nas centrais de infusão de antineoplásicos.
Sinópse
O MOC-Cuidados Paliativos é o manual que apresenta conteúdo educacional oncopaliativo técnico e prático, atualizado e baseado no melhor nível de evidência científica possível.