Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Uso de trifluridina + cloridrato de tipiracila (TAS‐102) no tratamento de resgate do câncer colorretal (CONTEÚDO PRIVADO)

 

trifluridina + cloridrato de tipiracila, inicialmente conhecida como TAS-102, é um quimioterápico de administração oral aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de 2020 para o tratamento de terceira ou quarta linha de pacientes com câncer colorretal metastático politratados com regimes quimioterápicos considerados padrão, incluindo fluoropirimidinaoxaliplatina e irinotecano, e terapias de alvo molecular.

 

A aprovação é baseada nos resultados de eficácia e segurança do estudo fase III RECOURSE, um grande estudo multicêntrico que randomizou 800 pacientes adultos com câncer colorretal expostos previamente a ≥ 2 linhas de tratamentos para receber TAS-102 versus placebo no braço controle.

 

Publicado no New England Journal of Medicine em 2015 e atualizado no European Journal of Cancer em 2018o estudo RECOURSE demonstrou que o uso de trifluridina + cloridrato de tipiracila (TAS-102) foi associado a um prolongamento significativo da sobrevida global da ordem de 2 meses (7,1 versus 5,3 meses) para TAS-102 versus placebo respectivamente), reduzindo em 32% o risco de morte, com um perfil de eventos adversos manejáveis, sendo os mais frequentes neutropenia, leucopenia e anemia. Na análise de subgrupos, observou-se que os benefícios independem da idade, status KRAS e região (oriente ou ocidente).

 

Para falar sobre o desenho e os resultados desse importante estudo, além de explicar o mecanismo de ação da medicação bem como a dose recomendada, preparamos este vídeo exclusivo, com apresentação do Dr. Fabio Kater, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Confira no vídeo também comentários sobre um estudo que avaliou o grau de aderência de medicações administradas por via oral em linhas subsequentes no tratamento do câncer colorretal metastático, incluindo TAS-102 regorafenibe, demonstrando maior tempo de persistência em tratamento e maior proporção de pacientes considerados aderentes com o uso de TAS-102.

 

Apoio:

 

Servier_logo_oncologia

 

A presente divulgação é uma iniciativa própria e de autonomia do MOC.

Veja também:

Estimativa de Tempo:
Remuneração:

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?