Continue sua leitura
Podcast #050 – A importância do teste e reteste da mutação no gene FLT3 na Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
A mutação no gene FLT3, entre outras, impacta na determinação do risco de refratariedade/recidiva da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e está entre as poucas mutações com possibilidade de terapia-alvo nessa população. Por isso, o teste da mutação no gene FLT3 ao diagnóstico e o reteste a cada progressão da doença é de extrema importância para o Hematologista, que tendo conhecimento sobre a detecção dessa alteração genética terá acesso a um diagnóstico mais preciso da doença, além de um auxílio fundamental na decisão terapêutica.
Para falar sobre a alteração genética FLT3 (FLT3-ITD e FLT3-TDK) na LMA bem como sobre os detalhes da testagem/retestagem, preparamos este Podcast exclusivo, com apresentação do Dr. Phillip Scheinberg, editor do MOC-Hemato, e participação especial do Dr. Paulo Campregher, responsável pelo diagnóstico molecular em Onco-Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Confira no episódio uma discussão importante com foco na prática clínica, passando por tópicos, como, os desafios de interpretar os resultados dos testes, as principais mutações associadas a prognóstico de LMA, terapias-alvo disponíveis e a importância de solicitar painel molecular tanto ao diagnóstico quanto na refratariedade ou recidiva de doença. Ao final, acompanhe ainda uma novidade: a apresentação do projeto alma, um programa de testagem para FLT3 disponibilizado gratuitamente no Brasil pela farmacêutica Astellas, com o objetivo de apoiar médicos e pacientes na avaliação diagnóstica e prognóstica da Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Saiba mais: https://www.programaalma.com.br/
Apoio:
Veja também: