Continue sua leitura
#124_MOC-Dicas | Disfunção renal com uso de iPARP
O uso de inibidores de PARP importantes, como, olaparibe e rucaparibe pode levar ao aumento da creatinina, no entanto sem necessariamente resultar em uma disfunção renal.
Dados de um relevante estudo retrospectivo desenvolvido por especialistas do MD Anderson Cancer Center em pacientes durante uso de iPARP, revelam que mais da metade dos casos que haviam apresentado alteração na função renal calculada pelo método tradicional de Cockcroft-Gault tinham na verdade a função renal normal em exame de cintilografia renal.
Neste MOC-Dicas, vamos entender porque isso acontece e porque é importante confirmar a verdadeira função renal através de outros métodos (não necessariamente a cintilografia renal) antes reduzir a dose ou suspender o inibidor de PARP.
Para falar sobre esse tema pouco comum, mas relevante na prática clínica, recebemos a Dra. Graziela Zibetti Dal Molin, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que participou do estudo conduzido pelo MD Anderson Cancer Center.